quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Introdução

A cidade de São Paulo é um dos maiores pólos culturais da América Latina. Aqui encontramos monumentos inigualáveis e de uma leveza incomparável, contudo observamos que é pouco explorado pelas nossas crianças.
Para muitas crianças está ser a primeira experiência de uma atividade extraclasse. A possibilidade de sair do ambiente escolar além de desenvolver habilidades como observação, comparação e discurso proporciona também respeito ao coletivo, convivência, no tocar nos objetos, ficar atento as explicações do monitor e manter-se em grupo.
Aprender a valorizar os marcos históricos de uma cidade é um trabalho importante a ser realizado pela escola, pois entre outros, são manifestações culturais que ajudam cada cidadão a compreender melhor a realidade de seu povo. Conhecer tais marcos, não apenas através de uma visita, mas também por entender seu significado em diferentes momentos da história da cidade, entender que foram palco de diferentes acontecimentos importantes, permite compreender a importância de preservá-los para as gerações futuras, o que se contrapõe a um processo de transformação intenso, que desconsidera o valor cultural de algumas das construções que são substituídas por outras, em nome do progresso.
Por esta e outras descobertas e aprendizagens pensamos em desenvolver esta atividade de descoberta e estudo do meio no centro histórico de São Paulo.

Um comentário:

  1. Vendo a visita que vocês fizeram ao centro histórico de São Paulo, pude observar o quanto temos a aprender e conhecer com a história da nossa cidade. Hoje ouvimos falar de tanta violência e pobreza no centro que ando por lá com receio e sem observar as maravilhas que lá estão, mas quando vi tanta beleza arte e cultura com as informações que vocês trouxeram fiquei muito feliz, agora quando andar no centro serei mais atenta em observar nossas obras de artes que retrata a história do centro de São Paulo.
    Beijos...
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir