domingo, 20 de setembro de 2009

Visita ao Centro Histórico

Nosso grupo foi visitar o centro histórico de São Paulo na data de 19/09/2009 (sábado), chegamos lá pela manhã, e para nossa surpresa estava acontecendo à virada esportiva, com alguns eventos esportivos no Anhangabaú, isto já retrata o centro como sendo um lugar que tem “espaço” para todos, pela diversidade cultural que a cidade possui.
Ao chegar ao centro pensei que não iria ver nada do que já tinha visto, porém, notei naquele lugar aspectos maravilhosos, que já tinha visto, mas não enxergado efetivamente.
Os monumentos históricos que fazem parte daquele lugar são de uma beleza e perfeição indescritível, por isso registramos tirando muitas fotos para expor em nosso blog.
Visitamos o shopping Light, o vale do Anhangabaú, o largo de São Bento, os edifícios Martinelli, do Banespa, da Bolsa de Valores, entre outros bancos, o teatro municipal que estava em reforma, o viaduto do chá , a faculdade de Direito São Francisco, a Praça da Sé e o Patteo do Collegio.
As estruturas arquitetônicas destes lugares visitados, os detalhes das construções é algo que deixa qualquer pessoa curiosa em saber quem projetou e quanto tempo levou para finalizar as obras, enfim nos faz ficar em estado de hipnose e reflexão.
Ir ao centro histórico de São Paulo é ter uma rica aula de história sobre nossa cidade, pois tudo nos remete ao passado. Por diversas vezes fiquei imaginando fatos que ocorreram em certos locais, fatos estes que nem livros, pesquisadores podem saber, como no Pateo do Collegio, aliás, em minha opinião o local mais charmoso e completo, onde fizeram em torno da única parede de taipa que restou, um jardim lindo com mesinhas e bancos para um lanche rápido, quem visita o complexo também encontra, O Museu Padre Anchieta, O Auditório Manoel da Nobrega, a Capela Beato José de Anchieta, a Cripta e a biblioteca, enfim vale muito a pena.
Outro fato importante de se destacar é o contraste do simples ao luxo, desde os prédios construídos, onde uns se encontram em ruínas e outros restaurados demonstrando toda sua beleza, até o nível das pessoas que por ali passam, uns são ambulantes ou artistas que fazem show em plena praça, como mágicos, humoristas, religiosos, estátuas vivas, e outros que freqüentam restaurantes ou barzinhos “chiques” ou trabalham nos bancos espalhados pela região.
Enfim, como disse anteriormente, aquele lugar caracteriza tudo que São Paulo é, uma cidade que acolhe tudo e todos!

Um comentário:

  1. Vendo a visita que vocês fizeram ao centro histórico de São Paulo, pude observar o quanto temos a aprender e conhecer com a história da nossa cidade. Hoje ouvimos falar de tanta violência e pobreza no centro que ando por lá com receio e sem observar as maravilhas que lá estão, mas quando vi tanta beleza arte e cultura com as informações que vocês trouxeram fiquei muito feliz, agora quando andar no centro serei mais atenta em observar nossas obras de artes que retrata a história do centro de São Paulo.
    Beijos...
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir