quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Viaduto Sta Ifigênia

A história do Viaduto Santa Ifigênia começa ainda no século XIX quando foi apresentado à Câmara Municipal um projeto de um Viaduto que ligaria o Largo São Bento ao Largo Santa Ifigênia. Seria o segundo Viaduto a tranpor o Vale do Anhangabaú, já que já existia o Viaduto do Chá. A construção do Viaduto Santa Ifigênia começou em 1910 e foi concluida apenas em setembro de 1913, sob a gestão do prefeito Raymundo Duprat. Sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica, desembarcou no porto de Santos e chegou na região pela estrada de Ferro São Paulo Railway. O objetivo ao construir este viaduto era, além de ligar os Largos São Bento e Santa Ifigênia, melhorar o trânsito de carros e carruagens que enfrentavam a ladeira da Av. São João, além de melhorar o trânsito das Ruas XV de Novembro e São Bento, por onde passavam os bondes. Assim, haveria uma maneira mais eficiente de ligar um lado do Anhangabaú ao outro. Na década de 70, a estrutura foi protegida por Lei Municipal de Zoneamento. No final da mesma década o Viaduto passou por uma reforma que recuperou sua estrutura e passou a ser exclusivo para passagem de pedestres. Com essa reforma, as luminárias foram substituidas por lumínárias antigas, conhecidas como São Paulo Antigo, o calçamento passou a ser de pastihas coloridas e foi colocada uma escada que dá acesso ao Vale do Anhangabaú. Seu estilo arquitetônico é o "Art Nouveau". Hoje o Viaduto Santa Ifigênia aparece em muitos cartões postais da cidade de São Paulo.

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